DOI: 10.17151/rasv.2024.26.1.8
Como Citar
Bisso-Machado, R. (2024). Videogames como ferramenta de divulgação científica e cultural. Revista De Antropología Y Sociología : Virajes, 26(1), 189–198. https://doi.org/10.17151/rasv.2024.26.1.8

Autores

Rafael Bisso-Machado
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
rafaelbmachado@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-1384-8054
Perfil Google Scholar

Resumo

Com aproximadamente 3 bilhões de jogadores em todo o mundo (40% da população mundial), os videogames são uma importante atividade cultural. Diferentemente do aprendizado em um contexto típico de sala de aula, os videogames envolvem os jogadores na construção constante do conhecimento, incentivando-os a aprender por tentativa e erro. Além disso, os videogames podem se tornar uma forma de ciência cidadã. Por exemplo, os jogadores on-line estão ajudando os cientistas a resolver problemas científicos ao jogar jogos criados por cientistas. Em outra frente, os videogames criados ou produzidos em colaboração com os nativos americanos permitem que essas culturas se expressem e se comuniquem com um público mais amplo por meio da mídia interativa. Um exemplo é o jogo Never Alone (Kisima Inŋitchuŋa), que resultou de uma parceria entre Ishmael Hope, um contador de histórias de herança Iñupiaq e Tlingit, e o Cook Tribal Council. Esses exemplos demonstram que os videogames podem atuar como um importante meio de divulgação científica e cultural.

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